Guia para divulgar seu serviço como Psicólogo (Marketing Digital e Empreendedorismo)

Esse artigo vai abordar o tema do empreendedorismo e de como você, enquanto psicólogo, pode conseguir mais pacientes e clientes utilizando estratégias de marketing digital. Serão apresentado números e fontes para você saber por onde começar sua jornada.

Os psicólogos são empreendedores?

Em 2016 foi realizada uma pesquisa pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos e Socio-Econômicos) à serviço do CFP (Conselho Federal de Psicologia), considerando como profissões de Psicologia, segundo o CBO (Código Brasileiro de Ocupações) 2515:

CBO Ocupação
2515-05 Psicólogo educacional – Psicólogo da educação, Psicólogo escolar
2515-10 Psicólogo clínico – Psicoterapeuta, Psicólogo da saúde
2515-15 Psicólogo do esporte – Psicólogo desportivo
2515-20 Psicólogo hospitalar
2515-25 Psicólogo jurídico – Psicólogo criminal, Psicólogo forense
2515-30 Psicólogo social
2515-35 Psicólogo do trânsito
2515-40 Psicólogo do trabalho – Psicólogo organizacional
2515-45 Neuropsicólogo
2515-50 Psicanalista – Analista (psicanálise)
2515-55 Psicólogo acupunturista

 

A pesquisa, entre muitas outras coisas, mostra o estado atual da inserção dos profissionais de Psicologia no mercado de trabalho.

Quanto a isso, a pesquisa, junto à dados do PNAD do IBGE mostra os seguintes dados:

Posição na ocupação
Psicólogos (as) Ocupados (as) com ensino superior
Em número Em % Em número Em %
Emprego com carteira 33.095 22,6 5.742.097 40,8
Empregado sem carteira 13.123 8,9 1.428.965 10,2
Funcionário público estatutário 30.451 20,8 3.584.133 25,5
Conta própria 61.568 42 1.901.627 13,5
Empregador 8.484 5,8 1.113.500 7,9
Total 146.721 100 14.060.741 100

 

Como dados importantes temos que:

  • 42% dos profissionais de Psicologia trabalham por conta própria, um número quase 4x maior que em relação à média nacional para pessoas com ensino superior
  • Apenas 22% dos psicólogos e psicólogas trabalham com carteira assinada, cerca de metade da média nacional para pessoas com ensino superior

Com isso, nós percebemos que sim. Os psicólogos brasileiros são em maior parte empreendedores. Pessoas que sozinhas ou com sócio oferecem serviços ou produtos.

Ser psicólogo (a) e empreendedor (a) é ruim?

Veja, independente da qualidade da experiência, a questão é que se trata de um fato. Os próprios dados apontam que a atividade que é mais exercida entre a classe de profissionais de Psicologia é o emprego por conta própria.

Diferente da segurança que os empregos com carteira e no funcionalismo público (43%), o empreendorismo (outros 57%) te lança em uma situação em que você mesmo precisa construir sua seguridade. Gerindo o próprio dinheiro e o próprio negócio.

São muitos os desafios para quem entra nessa aventura. Que por alguns é romantizada e idealizada e por outros rechaçada. Porém, a despeito dessa divergência de opiniões, quem se encontra nessa situação precisa aprender a lidar com alguns desafios, além é claro de muitos outros:

  • Gestão Financeira (como já citado)
  • Gestão Empresarial
  • Aquisição de Clientes

E é sobre esse último que falaremos hoje.

A melhor forma de conseguir pacientes e clientes hoje é pela internet

Foi-se o tempo em que cartões e indicações eram suficientes para garantir o sustento dos psicólogos.

Independente da nossa abordagem, Psicanalistas, Behavioristas ou outros, temos como fator comum a necessidade de conseguir clientes ou pacientes. Seja na clínica ou na consultoria.

E diante das modificações do mundo moderno, pensando no comportamento do consumidor, é raro qualquer tipo de contratação de serviço ou consumo de produto não começar ou passar pela internet.

Assim é de extrema importância saber onde e como estar na internet para atingir esses objetivos.

Psicólogo (a) precisa aprender um pouco de Marketing Digital?

Para estar no lugar certo e do jeito certo no mundo digital você vai precisar sim entender como conseguir atrair a atenção de possíveis clientes e transformá-los em pessoas interessadas em contratar seu serviço.

Para você conseguir lidar habilmente com tudo que vem pela frente, vou te passar os principais conceitos e te dar o caminho para seguir em frente nesse universo.

Principais conceitos do Marketing Digital para Psicólogos

Antes de irmos direto aos conceitos, conheça nosso guia completo de marketing digital, ele é um post bem grande com base no curso de Inbound Marketing da Hubspot Academy, instituição internacionalmente reconhecida.

Conteúdo

Conteúdo no Marketing é Rei! Sem ele nada do que fazemos é possível. Veja, você chegou até aqui por causa desse ou outros conteúdos que foram produzidos. É exatamente esse tipo de abordagem que atrai, fideliza e transforma possíveis clientes em clientes.

O conteúdo por ser uma imagem, um texto, um podcast ou qualquer outra coisa que agregue valor e transmita uma mensagem. A criatividade aqui é crucial.

O seu conteúdo vai participar de todas as etapas do funil de marketing, explicado melhor abaixo.

Funil

É a representação que descreve os diferentes estágios que envolvem você conseguir seus clientes.

Prospect

É aquele potencial cliente, que ainda não te conhece nem nunca visitou nenhum lugar em que você está.

Atração

É o processo que envolve transformar prospects em visitantes. Se você é dono de um site, isso pode envolver anúncios, por exemplo.

Conversão

É o processo que transforma um visitante qualquer em um lead. Isto é, o visitante lhe fornece algum contato dele: email, telefone ou algo do tipo que permita você entrar em contato com ele depois.

Lead

É a informação que este visitante lhe dá quando ele converte.

Closing

Envolve você transformar um lead em um cliente. Quer dizer, se refere a todo o processo de troca de informações entre você e ele que termina na contratação do seu serviço.

Delight ou Fidelização

É o conjunto de ações que você realiza que transforma um cliente em um lover, também chamado de evangelista. Aquele cliente que vai fazer o papel de divulgador do seu serviço. Neste artigo, a gente aborda melhor como encantar seu cliente.

SEO

É uma sigla para Search Engine Optimization, e significa Otimização para mecanismos de busca. Em palavras miúdas é você subir no ranking dos mecanismos de busca como o Google.

Social Media

São todos os canais de distribuição de conteúdo conhecidos como redes sociais.

Persona

Diferente (bem diferente) do conceito de Persona de Jung, Persona para o Marketing é a personificação do seu potencial cliente. Isso evita que você perca a empatia durante a produção e distribuição de conteúdo, criando uma quimera artificial de dados e informações estatísticas.

Talvez você precise de um site e de Redes Sociais

Se você pretende distribuir conteúdo para seus prospects, você vai precisar de canais de distribuição de conteúdo. Vamos aos prós e contras dos diferentes canais:

Site e Blog

Prós: Altamente personalizável e excelente forma de distribuir conteúdo específico para seus prospects. Te permitirá produzir artigos e textos no seu blog para aparecer nos mecanismos de busca, além de garantir uma colocação melhor em pesquisas geográficas como aquelas do Google Maps, quando o cliente pesquisa por exemplo: “Psicóloga Comportamental Infantil na Sumaré”.

Contras: Requer um investimento inicial mais alto que redes sociais. Principalmente de tempo.

Redes Sociais (Facebook, Instagram, etc)

Prós: Não requer investimento inicial tão alto. São altamente viralizáveis e dão uma atmosfera mais afetiva para seu serviço.

Contras: Não tão personalizável no que se refere à distribuição do conteúdo.

A melhor estratégia é ter os dois.

Tenha certeza de que está divulgando seu serviço de acordo com as normas legais

De pouco adianta estar divulgando seu trabalho e gerando muitos resultados se não estiver de acordo com as resoluções do CFP e Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Conheça neste link tudo que você pode e não pode fazer quando divulga seu trabalho segundo as normas que regem nossa prática profissional na internet.

Onde conseguir ajuda neste processo

Fontes de informação

Acompanhe blogs, como o AmoPsicologia.com, sobre a sua área de atuação e marketing digital. Para ter elementos teóricos e práticos para sua jornada.

Acompanhe também podcasts, vlogs e leia livros sobre o assunto. Bem como participe de eventos como o RD Summit.

Uma forma de ter mais solidez quanto à como realizar uma estratégia de marketing da ideação à ativação é fazer cursos gratuitos de marketing digital como o da Hubspot Academy, que ainda por cima te dá um certificado na conclusão.

Consultoria de Marketing e Criação de Sites

Entre em contato com pessoas que oferecem Mini-Consultoria Gratuita em Marketing Digital para Psicólogos, como nós do Amo Psicologia. Ou consultorias pagas.

Também consulte serviços de Construção de Sites com Preços Exclusivos para Psicólogos, coisa que também fazemos por aqui 🙂

Se você se interessou, entre em contato pelo formulário abaixo, ou mande uma mensagem pelo Whatsapp clicando no botão.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *